Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

SDA incentiva e ajuda produtores com técnicas de reserva alimentar
Qua, 17 de Maio de 2017 15:00

Através de técnicas agrícolas para a produção de silagem e feno os agricultores têm driblado os efeitos da estiagem e conquistado cada vez mais o convívio com a seca


A redução no volume de chuva junto às dificuldades para alimentar o rebanho, faz com que os criadores invistam em reserva alimentar, como a silagem e o feno. Com isso, o agricultor produz, em grande quantidade, uma variedade de culturas como sorgo forrageiro, milho e palma e, numa eventual emergência, utiliza a reserva como alimento para o rebanho.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em parceria com algumas instituições privadas, têm trabalhado nos últimos anos para o crescimento significativo da produção de silagem. Pensando nisso, foi realizado um dia especial de campo na Fazenda Cedrinho, zona rural de Iguatu, para demonstração de silagem de pasto nativo a um grupo de produtores de gado leiteiro e técnicos do setor agropecuário.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Iguatu, do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Limoeiro do Norte, das empresas Nutron e Matsuda, da Unidade de Pecuária Iguatuense (Upeci) e das Fazendas Cedrinho e Floresta. A Fazenda Cedrinho tornou-se uma ampla sala de aula.

Durante o dia de campo, foram repassadas instruções técnicas sobre silagem de pasto nativo para a pecuária de leite. "Esperamos sensibilizar os criadores a incluírem esta prática nas atividades rurais durante o inverno, aproveitando o máximo possível o pasto nativo, verde, para fazer silagem a baixo custo para o segundo semestre", reforçou o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos.


Silagem

A silagem é o alimento conservado para os animais. São plantas fermentadas e armazenadas em silos, em um processo conhecido por ensilagem. Quando bem feito, o valor nutritivo é semelhante ao da forragem verde. Capim de diversas variedades irrigado ou nativo, milho e sorgo forrageiro são as principais culturas utilizadas na fenação e silagem, no Centro-Sul do Ceará. O feno ainda ocupa pouco espaço e é uma novidade na região Centro-Sul. Na ocasião participaram do evento dezenas de técnicos e produtores rurais de vários municípios da região.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Iguatu, do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Limoeiro do Norte, das empresas Nutron e Matsuda, da Unidade de Pecuária Iguatuense (Upeci) e das Fazendas Cedrinho e Floresta.



Assessoria de Comunicação da SDA


Bruno Andrade - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjão - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Marina Filgueiras - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Junho 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1