Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

SDA vai propor um novo modelo para o Garantia Safra
Qua, 17 de Maio de 2017 17:51

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) vai propor ao Conselho Gestor do Garantia Safra uma mudança no cálculo do programa. A informação foi confirmada pelo secretário Dedé Teixeira durante reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR) na tarde desta quarta-feira (17) e deve ser formalizada publicamente na próxima reunião do Fórum dos Gestores Estaduais da Agricultura Familiar no Nordeste e em Minas Gerais.

A proposta foi elaborada pelo Centro de Ciências Agrícolas da Universidade Federal do Ceará (CCA-UFC), através do professor Francisco Casimiro Filho e pela professora Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima, a pedido da própria secretaria. A ideia é afinar a realidade árida do sertão aos números frios das agências que medem a perda de safra.

“O modelo atual precisa se aproximar mais do que é considerado perda”, defende uma nova proposta “mais conceitual” o acadêmico da UFC. Pelo modelo atual, o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MD SA), verifica a produção média do município nos últimos 10 anos e levando em consideração outros parâmetros, como os índices divulgados pelo Inmet, Cemaden, LSPA e Ibge.

“E o que consideramos como sendo ´perda de fato´?! É essa diferença entre  produtividade e produção nos anos em que foi registrado quadra invernosa acima da média histórica e também abaixo dela”, explica Casimiro.

Ainda de acordo com o engenheiro agrônomo, a proposta foi elaborada a partir de um Grupo de Trabalho que também envolveu a Coordenadoria (Cocred) e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Foi levando em consideração a realidade de 17 municípios cearenses que não foram atendidos pelo programa do governo federal e, ainda assim, registraram uma perda considerável na produção agrícola.


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

André Gurjão -   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Marina Filgueiras -   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Bruno Andrade -   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



 

Calendário

Decembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6