Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

SDA participa do V Congresso Brasileiro de Palma e Outras Cactáceas
Qua, 09 de Agosto de 2017 09:23

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário participou nos dias 7 e 8 de agosto do V Congresso Brasileiro de Palma e Outras Cactáceas e do Agropec Semiárido 2017, que aconteceu no Parque de Exposições do município de Parnamirim/RN.  

Uma das palestras de destaque do evento teve como tema "Tecnologias de propagação de palma forrageira para acelerar o aumento da produção de variedades resistentes à cochonilha do Carmim” e foi ministrada pelo coordenador  de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária - COAPE/ SDA, Márcio Peixoto. 


Segundo Márcio sua participação no evento como palestrante mostra que o Estado do Ceará, através do Programa Hora de Plantar da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará,  conduzido pelas Coordenadorias da Agricultura Familiar - CODAF, Coordenadoria de Pecuária - COAPE,  EMATERCE e parceiros,  se  destaca na expansão das áreas implantadas de palma. “A cada ano o Programa Hora de Plantar vem estabelecendo a consciência que a palma forrageira é uma cultura viável para a nossa Região Semiárida, por parte dos produtores rurais no Estado, melhorando a economia e a qualidade de vida dos agricultores e dos animais”.

Participam também do evento os técnicos da Coordenadoria de Apoio à Pecuária, Marcelo Viana, Samuel Bacurau e Yara Araújo, além de caravanas de diversos municípios cearenses. 

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, ter espaços importantes em eventos nacionais mostra o quando o Estado do Ceará desenvolve um ótimo trabalho no meio rural. “O Ceará é referência em diversas ações que vem trazendo melhoria para o homem do campo, e a palma é uma ação de inovação que melhora, cada vez mais, a alimentação dos animais e dos agricultores”.  


O Congresso Brasileiro de Palma

O Congresso Brasileiro de Palma e outras Cactáceas é um evento científico sem fins lucrativos, que congrega profissionais que trabalham ou têm vínculo com o uso, o manejo e o agronegócio da palma e outras cactáceas, com a finalidade de encontrar alternativas de convivência dos povos das terras das zonas áridas e semiáridas em diversos países com a atividade agrícola e pecuária.


A Palma

A Palma é uma cactácea originária das regiões áridas do Continente Americano, mais especificamente, do México. Hoje é encontrada em países como a Espanha, Itália e em todo resto da Europa, assim como na África, Ásia, Oceania e América do Sul.

Foi introduzida no Brasil, em meados de 1880, em Pernambuco, para produção de corante carmim. Porém, por pouco tempo foi explorada para tal objetivo. Após longa seca, a palma foi descoberta como excelente alternativa forrageira. Apresenta-se como uma alternativa para as regiões áridas e semiáridas do nordeste brasileiro, face a sua capacidade de adaptação às condições adversas da seca.

Mundialmente, a Palma forrageira, além de utilizada na alimentação animal, vem sendo usada na alimentação humana (seu fruto e também como verdura), além de sua fonte de energia, na medicina (tratamento de diabetes, gastrite e obesidade), na indústria de cosméticos, na proteção e conservação do solo, dentro outros usos, como fabricação de adesivos, colas, fibras para artesanato, papel, corantes, mucilagem, antitranspirantes e ornamentação.


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras  -   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Bruno Andrade –   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjão –   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Calendário

Decembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6