Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

PSJ III inicia capacitações para promover segurança alimentar nutricional
Qui, 10 de Agosto de 2017 07:59


A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através do Projeto São José (PSJIII) em parceria com o Instituto Agropolos do Ceará (IACe), está realizando Intervenção da Educação Alimentar e Nutricional para a Promoção da Alimentação Saudável em Famílias Beneficiárias do Projeto de Reuso de Água.  As capacitações, que tiveram início ontem, 08 de agosto, deverão ocorrer durante todo esse mês com a contribuição de parceiros locais, como a Empresa de Assistência Técnica de Extensão (Ematerce) e a prefeitura, preparando 20 beneficiários por evento.

A comunidade Aba da Serra, situada em Piquet Carneiro, distante 311 km de Fortaleza, está sendo a primeira contemplada com uma capacitação de 16 horas que explica características de uma alimentação saudável, a importância dessa alimentação, valores nutricionais dos alimentos e sociedade de consumo. Esse trabalho está sendo realizado posterior a visitas de campo realizadas pelos técnicos do IACe para conhecer a realidade alimentar das comunidades beneficiadas pelo Reuso de Água.    

“Após visitas de campo às comunidades beneficiadas pelo Reuso de Água foi percebido que grande parte da produção de hortaliças, verduras e frutas estavam "subutilizadas", ou seja, estragando no próprio terreno ou, às vezes, a família estava vendendo toda a produção sem cuidar da sua própria segurança alimentar. Diante deste cenário, o PSJIII entrou em contato com o Núcleo de Segurança alimentar e Nutricional (STDS) e com a Universidade Estadual Ceará, para montar uma proposta que poderá ser adequada a realidade de cada comunidade”, explicou Karina Holanda, supervisora de Fortalecimento Institucional e Apoio a Gestão do PSJIII.

A beneficiária Taísa Coleta destaca a importância da iniciativa para adquirir conhecimento. “Precisamos dessa capacitação para aprender a maneira certa de nos alimentar. Entender os nutrientes também é muito importante porque assim nós sabemos o que precisamos consumir. Antes, faltava fruta, verdura e legume. Agora, através do projeto de Reuso de Água, a gente aproveita a água utilizada na louça para plantar e melhorara a alimentação”, ponderou.

Já Yuri Penha, que planta cenoura, beterraba, alface e mais 35 variedades de leguminosas, afirmou estar satisfeito com as capacitações oferecidas pelo PSJIII. “A capacitação sobre segurança alimentar mostrou um lado diferente do que a gente via nos alimentos e ensinou maneiras aproveitar ao máximo os nutrientes. Outro ponto importante foi saber o que comprar para consumo. Como sempre, a equipe do PSJIII traz conhecimento e desenvolvimento para a nossa comunidade”, destacou.


Preparação dos técnicos

Para desenvolver os trabalhos relacionados à segurança alimentar, os técnicos envolvidos no projeto de Reuso de Água foram capacitados pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Acompanhe, abaixo, o cronograma das atividades que estão sendo realizadas.  


Ascom Agropolos


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras  -   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Bruno Andrade –   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjão –   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Agosto 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2