Novo Oriente: SDA assina ordens de serviço de abastecimento d´água
Dom, 01 de Outubro de 2017 11:42

Investimento na melhoria de vida das comunidades rurais de Bonfim, Central dos Sales e Morgado é de mais de R$ 3,1 milhão. Obras começam na segunda quinzena de outubro, confirma empresa responsável pela obra

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através do secretário executivo Felipe Pinheiro, assinou, no último sábado (30), três ordens de serviço de abastecimento d´água em Novo Oriente, município localizado no território dos Sertões dos Inhamuns. As obras, que integram o Projeto São José III, tem início previsto para segunda quinzena de outubro e beneficiam as comunidades de Bonfim, Central dos Sales, Morgado e adjacências.

“Estamos dando continuidade ao trabalho realizado pelo governador Camilo Santana enquanto foi secretário do Desenvolvimento Agrário (entre 2007 e 2011) e, agora, além das cisternas, que vocês já receberam, as famílias vão poder contar com água na torneira levando mais dignidade ao homem e a mulher do campo de Novo Oriente”, descreveu o secretário executivo.

Em seu discurso, o líder do governo na Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, destacou o esforço do Governo do Ceará em não deixar faltar água “em especial ao povo carente” em meio ao enfrentamento do sexto ano consecutivo de estiagem na região. “A água é o bem mais precioso para o ser humano e, quando temos a possibilidade desses recursos chegando até aqui, recebemos a confirmação de que esse governo chega até quem mais precisa”, ressaltou.

Para o ex-deputado estadual e ex-prefeito Neném Coelho, a realização das obras esboça que o esforço do governador Camilo Santana “independente de disputas e resultados políticos em Novo Oriente”. “Sabemos do compromisso dos técnicos do Projeto São José e da seriedade da empresa Edmil (responsável pelas obras) e, por isso, queremos realizar esse sonho o mais brevemente possível para todos vocês”, concluiu.

Participaram das solenidades o presidente da Câmara Municipal, Hélio Fernandes; e os vereadores: Carlos Henrique, Euládio Gomes e Claudino Sales, como representante da Ematerce. O Projeto São José III foi representado pelo técnico Valderez Gomes e a empresa Edmil, responsável pela instalação dos sistemas de abastecimento d´água, pelo engenheiro Aristides Feitosa.

Esperança da vida melhorar

Em meio à paisagem seca e árida do sertão, Alexandra Fernandes, de 40 anos, resiste à sina do dia a dia com a fé que é própria do nordestino. “A sorte é que o Nordeste é muito esperançoso, a gente vai aparando a água da chuva, pegando no poço e se sustentando com a água do (carro) pipa, mas ainda é muito ruim”, relata.

A dona de casa já foi beneficiada com o programa de cisterna de placa há alguns anos, “mas fica ruim de lavar roupa e dar pros animais da gente, porque quando a gente recebe a cisterna dizem logo que é pro uso de beber”. “Com a água na torneira a vida vai melhorar muito muito muito mesmo. É um sonho lavar a louça e as roupas da minha filha com água da torneira”, sorri ao lado de Maria Nicole, de 9 anos.

Decembro 2017