12 de outubro. Dia do Agrônomo: desafio é inovar com bons resultados e sustentabilidade
Qui, 12 de Outubro de 2017 08:42

Neste 12 de outubro também comemora-se uma importante data no calendário nacional: Dia do Engenheiro Agrônomo. O desafio de produzir num cenário de maior estiagem dos últimos 100 anos nunca foi tão grande. No sexto ano consecutivo de seca, reservatórios no mínimo de sua capacidade e o Estado do Ceará e do Nordeste brasileiro vem demonstrando força e alternativas para continuar produzindo com qualidade. Na esteira dessa realidade, um profissional tem sido fundamental para tornar o sonho da agricultura familiar e do médio produtor uma possibilidade cada vez mais forte, o engenheiro agrônomo.

Com 43 anos de extensão rural, o engenheiro agrônomo e diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos, 66 anos, viu de perto várias transformações numa carreira que vem se transformando com novas tecnologias e conhecimentos. "O engenheiro agrônomo é um extensionista de hoje e não pode ficar preso apenas aos processos tecnológicos e de produção. Deve, sim, estar antenado com todas as rápidas transformações do mundo de hoje e ser um assessor que discuta e passe aos agricultores (as) os vários aspectos das cadeias produtivas.", explicou Itamar Lemos.

SDA – Qual o maior desafio para quem deseja seguir a carreira de engenheiro ?

Itamar - Gostar do campo, ser sensível aos graves  problemas do meio rural e saber ouvir os(as) agricultores(as) e sobretudo ter compromisso com os que lidam no campo.

SDA – O trabalho desenvolvido na EMATERCE ao longo desses anos, amadureceu sua visão sobre a profissão em que aspecto ?

Itamar - Sim, profundamente. Não deve existir  mais aquele profissional que se comporta como professor. É preciso e necessário haver humanismo e simplicidade para a troca de saberes com o homem do campo. Ter uma visão holística, sobretudo da  ruralidade contemporânea. Também é notória a necessidade do aperfeiçoamento contínuo tendo em vista as rápidas transformações da sociedade dos avanços tecnológicos.

Experiência em favor do campo

O engenheiro Ademarzinho Holanda, 39 anos de profissão, sendo 30 na Ematerce e 9 na SDA, ressalta que o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário,  transmiti conhecimentos fazendo com que o campo prospere e gere frutos.

"O trabalho da SDA é super importante, pois todos que fazem está secretaria o foco é trabalhar, é atender aquele agricultor que mais precisa e quem realmente produz para alimentar a população urbana, que é o agricultor  familiar. Assim sendo é através da orientação, dos ensinamentos do engenheiro agrônomo que este agricultor aumenta sua produção, não só em quantidade, mas principalmente em qualidade".

Outubro 2017