Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

Alagoas sedia X Encontro dos Secretários de Agricultura do Nordeste
Qui, 30 de Novembro de 2017 09:40


O décimo encontro dos Gestores Estaduais responsáveis pelas Políticas de Apoio a Agricultura Familiar no Nordeste e Minas Gerais acontece nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro no município de Maceió, em Alagoas. A reunião, que é a última do ano, conta com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, secretário adjunto de Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues e representantes da Ematerce. 

Estão presentes no evento representantes do FIDA, IICA, BIRD, BID, além de secretários e representantes dos municípios: Alagoas, Ceará, Sergipe, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. 

Para o secretário Dedé Teixeira o Fórum é dos uma instrumentos que tem lutado por melhorias na agricultura familiar e no desenvolvimento agrário do Nordeste. "A mistura de experiências de estados tão diferentes gera crescimento e diversidade de ideias, fazendo com que haja um crescimento nas políticas públicas do país, em especial da Região Nordeste".


A abertura do evento contou com palestra da professora Tania Bacelar, que apresentou informações do mercado interno da agricultura familiar e agricultura patronal, além de um balanço dos dados do agronegócio e  agropecuária, com valores brutos de materiais e de base familiar. 

A professora ainda exaltou projetos importantes como PNAE e PAA que exercem importante papel na sociedade rural, que tem uma realidade de dificuldade. Em paralelo foi exposto os avanços da agricultura patronal, os impactos produtivos no Brasil Rural e sobre o bioma Caatinga, que precisa de atenção e projetos especiais que valorizem a sua importância para o Nordeste.

A primeira mesa do Encontro foi coordenada pelo secretário de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais Prof. Neivaldo de Lima, que abordou agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável, e contou com debatedores da Universidade Federal de Pernambuco e MST. 

A programação do Fórum é composta por mesas de debate com os temas: alternativas para o Nordeste Rural, elementos para políticas de irrigação para agricultura familiar, análise territorial para o desenvolvimento da agricultura irrigada, agroecologia, canal do sertão alagoano e encaminhamentos para a próxima reunião que acontecerá em Fortaleza.


O secretário de agricultura do Estado de Alagoas, Antonio Santiago, reforçou a importância da agricultura familiar para o país. "Os pequenos produtores rurais são presença marcante em todos os estados do Nordeste, então não podemos deixar que as políticas publicas se acabem". 

A última reunião aconteceu em julho no estado do Rio Grande do Norte, onde foi elaborado um documento com resultado de debates e discussões sobre agricultura e desenvolvimento agrário com o tema "Nova Ruralidade e Desenvolvimento Sustentável", que será apresentado ao fim do encontro. 

O Estado do Ceará, que já sediou a primeira edição do Fórum dos Secretários, vai novamente receber a próxima edição que será no início de 2018.

Assessoria de Comunicação da Secretária do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjao - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.





 

Calendário

Decembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6