Representantes de 22 municípios comparecem ao II Encontro sobre Crédito Fundiário
Seg, 04 de Dezembro de 2017 11:01

Próxima encontro regionalizado acontece na quarta-feira (6/12) no município de Sobral. A última edição do Encontro com Representantes dos Imóveis Adquiridos através do Crédito Fundiário será realizado em Fortaleza (13/12)

O auditório Governador Waldemar de Alcântara, da Escola Estadual Coronel Humberto Bezerra, em Quixeramobim, ficou pequeno para receber os mais de 300 agricultores familiares e técnicos que participaram do II Encontro com Representantes dos Imóveis Adquiridos com o Crédito Fundiário. O evento, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), ocorreu na última sexta-feira (1/12), ouviu as demandas dos produtores rurais e levou informações valiosas para o homem e para mulher do campo.

“A ideia é dividir o Estado do Ceará em quatro macroregiões (Cariri, Quixeramobim, Sobral e Fortaleza), discutir os desafios e elaborar políticas públicas que amparem os agricultores na produção rural e no sustento de suas próprias famílias. Queremos conhecer qual o nível de acesso que essas quase 8 mil famílias possuem ao crédito fundiário; se dispõem recebem assistência técnica e com quais políticas públicas, nacionais e estaduais, estão sendo atendidas”, citou o diagnóstico a ser traçado o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira.

"Foi a realização de um verdadeiro sonho conseguir quitar a nossa terra. Antes, trabalhávamos para o patrão, dividindo parte da nossa colheita com ele; e, hoje, cada uma das 22 famílias que mora no assentamento Vale dos Sonhos é dona de uns 30 hectares", recomendou Rita Maria dos Santos Oliveira, de 57 anos. Segundo a agricultora familiar de Ibicuitinga, com a promulgação da Lei Federal No. 13.340/16, foi possível negociar a dívida remanescente com o banco, que passou R$ 110.000 para apenas R$ 5.500.

De acordo com o último balanço da coordenadoria de Crédito e Políticas Afins da SDA (COCRED/ SDA), somente as regiões dos sertões Central, Crateús, de Canindé e Vale do Jaguaribe dispõem, respectivamente, de 30, 24, 20 e 10 imóveis financiados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF 2000-2006), beneficiando 1.856 famílias. "No próximo ano, nós iremos focar na regularização do quadro social e pós-quitação porque o Banco do Nordeste não possui mais nenhuma responsabilidade após a quitação do imóvel", informou a técnica Maria Leuda Cândido.

Participaram da solenidade o secretário municipal de agricultura, Kolowyskys Dantas; o presidente da Câmara Municipal, Antônio François Saldanha; e os vereadores Carlinhos Massa, Zé Elan e Quinn. Além destes, o gerente de negócios do Pronaf II do BNB, Francisco Helder Rodrigues; o gerente regional da Ematerce, Albanir Rangel; o coordenador regional do MST, Toninho; e o coordenador regional da Fetraece, José Militão.

Novo PNCF

Durante o encontro, foram apresentados os novos critérios do PNCF pelo delegado da Sead, Rosilônio Magalhães. O programa do governo federal deverá ser apresentado em Natal entre os dias 12 e 14 de dezembro e, a partir das novas resoluções e portarias emitidas pelo órgão, o teto do programa para emissão de crédito passará de R$ 70.000 para R$ 140.000, “a depender dos critérios e perfis regionalizados”, salienta o delegado.

Além disso, o arrendamento, que antes era de R$ 9.000, passará para R$ 20.000 e o prazo quitação chega agora a 25 anos, com taxa de juros de 0,5% ao ano, carência de 36 meses e bônus de adimplência de 40%. “A avaliação dentro do PNCF é que assistência técnica vem contribuindo para adimplência dos contratos e estamos criando uma Unidade Gestora da delegacia para monitorar e participar ativamente dessa parceria com o Governo do Ceará”, concluiu o delegado da Sead, Rosilônio Magalhães.

Decembro 2017