Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

II Seminário de fortalecimento do associativismo e projetos de reuso d’água acontece em Jaguaribara
Seg, 04 de Dezembro de 2017 14:26

O governo do ceará, através da secretaria do desenvolvimento agrário em parceria com a prefeitura de Jaguaribara realizaram, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2017, o II Seminário de Fortalecimento do Associativismo e Projetos De Reuso D’água - Complexo Castanhão. 

A abertura do evento contou com a presença da secretária de Turismo e Pesca da Jaguaribara, Lívia  Barreto, coordenador do Projeto Castanhão José Maria Freire e prefeito de Jaguaribara Joacy Alves dos Santos Júnior, que reforçou a importância do trabalho de conscientização do uso adequado da água. “O conhecimento de novas tecnologias na superação dos desafios do campos, para sustentabilidade e manutenção da qualidade de vida dos reassentamento do Complexo Castanhão é de extrema importância para o desenvolvimento”.


O primeiro dia, com o público de 45 pessoas, o Seminário contou com 5 painéis temáticos: Desafio da Pobreza Rural do Ceará, Experiências com o Sistema de Reuso D’água, Manejo e Conservação de Solo para Aumento da Produtividade Agrícola, Importância do Associativismo e  Cooperativismo para o Desenvolvimento da Comunidade. No segundo dia 60 pessoas visitaram em Quixeramobim as experiências de reuso d’água de residência no Sítio Aroeiras e reuso de tanque de tilápia do Projeto Pingo D’água de Volta para o Sertão no Vale do Forquilha.

O II Seminário apresenta a importância do papel das associações e cooperativas para o crescimento das comunidades, além da apresentação de novas informações e conhecimentos para os agricultores familiares sobre políticas públicas de comercialização, como o Programa de Aquisição de Alimentos do Estado do Ceará-PAA Estadual e as oportunidades de formação que o SENAR oferece para melhorar seus conhecimentos em produção.

Nas visitas aos projetos de reuso em Quixeramobim os agricultores ressaltaram a importância da criação da cooperativa para fortalecer a comercialização das associações e a necessidade das associações descobrirem suas vocações produtivas com a manutenção e o fortalecimento da cadeia de produção local.


Assessoria de Comunicação da Secretária do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjao - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Calendário

Decembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6