Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

10º Comitê Itinerante da Seca acontece em Sobral
Ter, 19 de Dezembro de 2017 09:07

A décima reunião do Comitê Itinerante da Seca aconteceu na manhã da última segunda-feira (18), no município de Sobral. A reunião contou cm representações da SDA, Funceme, Cagece, Sead, Cogerh, Ematerce, Funasa, Embrapa, Fetraece, Dnocs e prefeituras da região do Sertão de Sobral. 

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira a última reunião do ano de 2017 acontecer em Sobral foi muito importante pela importância do município para a economia e desenvolvimento da região. "Aqui nós podemos dialogar com vários municípios que fazem parte dessa região e estão ligados direta ou indiretamente com Sobral". 

O secretário ainda apresentou as ações da SDA para o Estado e município de Sobral. "Estamos em parceria com a Funceme preparando um mapeamento de solos com escala de 1/100.000 que vai ajudar a agricultura familiar e a implantação de novos projetos. Além disso, também com essa parceria, adquirimos sensores de mapeamento dos oceanos para o Projeto Pirata, que monitora os oceanos da Costa do Brasil até a Costa da África". Ainda foi informados os valores do Projeto São José III e Água Para Todos que vai beneficiar diversas famílias cearenses. "Somente nesse final de ano estamos assinando 81 ordens de serviço para implantação de sistema de abastecimento d'água, que dentro de 4 meses vai levar água nas torneiras de famílias de 38 municípios do Ceará".


O Comitê da Seca se reúne semanalmente em Fortaleza e uma vez por mês se faz presente nos municípios. A versão itinerante do comitê, ainda segundo o titular da pasta, já esteve em Independência, Boa Viagem, Crato, Itapipoca, Iguatu, Pedra Branca, Morada Nova Quixadá e Ubajara. "A ideia principal é transformar os agricultores e os demais atores sociais em sujeitos que opinam e interferem no futuro do Estado e também recebam informações sobre as obras e as ações do Governo do Ceará.

A reunião contou com uma apresentação da representante da Funceme, Meiry Sakamoto, que fez uma explanação sobre a situação chuvosa do ano de 2017 em todos os municípios do Estado do Ceará. "As chuvas do Cariri começam mais cedo do que no resto do Estado, e a região de Sobral fica distante dessa área que tem chuvas precoces". A gerente do Núcleo de Meteorologia da Funceme ainda explicou os efeitos do EL Niño que aconteceu em 2015/16 e a influência do oceano atlântico para as chuvas e bacias hidrográficas. 


O gerente da Unidade do Baixo Acaraú da Cagece Franciscley Mota explicou a situação da adutora emergencial de Água Bruta da Meruoca. "Essa adutora é de extrema importância para o abastecimento da região da serra que apresentava situação hídrica complicada". 

A apresentação da Defesa Civil foi realizada pelo Capitão Francisco Brandão, que apresentou aos membros do comitê as leis 12.608 e 12.334 da Defesa Civil, que são relacionadas as barragens. "Como o secretário Dedé Teixeira sugeriu vamos preparar um material com a explicação dessas leis para que seja de conhecimento de todos".

A agricultora Ana Kélvia de Santana do Acaraú foi para a reunião para tirar dúvidas sobre o açude Carnaúbas. "Essa reuniões são importantes pois trazem as autoridades para perto da gente. Podemos tirar nossas dúvidas e pedir novos projetos para nossas comunidades".


Participaram da reunião os municípios de Alcantra, Forquilha, Massapê, Graça, Pacujá, Cariré e Sobral. 


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjão - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.




 

Calendário

Abril 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5