Ematerce assina instrumento de parceria para Projeto Dom Hélder Câmara
Sex, 22 de Dezembro de 2017 08:52

Solenidade que firmou parceria entre Anater e Ematerce aconteceu na tarde desta quinta-feira, 21, no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Trabalhar para redução e a erradicação da pobreza rural e das desigualdades do Semiárido, mitigando os efeitos causados pelas condições climáticas adversas, por meio da integração de de políticas públicas federais, estaduais e municipais. Com este objetivo, foi assinado na Assembleia Legislativa o Instrumento Específico de Parceria entre Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará), através da II etapa do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC).

O ato de assinatura do instrumento de parceria contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, do presidente da Ematerce Antonio Amorim, secretário da SEAD Jeferson Coriatec, presidente da Anater Walmisoney Moreira, deputado federal Genessias Noronha, deputados estaduais Aderlania Noronha e Capitão Wagner, superintendente do Idace Cirilo Pimenta, superintendente do INCRA Marcos Calls, diretor técnico da Anater José Maria Pimenta, além de técnicos da Ematerce do escritório central e regionais, prefeitos, secretários e lideranças de organizações.

Nesta segunda etapa, o projeto vai atender 113 municípios cearenses, beneficiando aproximadamente 10 mil famílias com assistência técnica e extensão rural, projetos de fomentos individuais e coletivo e fomento para alimentação animal, tendo como público-alvo agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária. Desses municípios 105 serão atendidos pela Ematerce.

O total de investimento previsto é de R$16 milhões pelo período de 28 meses, sendo R$13milhões pela Sead e R$6 mihões referente ao trabalho dos técnicos da Ematerce. Mas, segundo o deputado Genecias Noronhas, atendendo apelo do presidente da Ematerce Antônio Amorim, há perspectiva de aumentar este aporte financeiro para o projeto em até 30% do que atualmente é investido pela Sead.

Investimento

“Saímos de uma situação de 0,8% de investimento para 8% em assistência técnica. Estamos muito felizes por um esforço em conjunto que foi feito deputado Genecias Noronha, o secretário Dedé Teixeira, o José Maria Pimenta, Jeferson e Valmissoney, mas precisamos crescer e ampliar essa assistência que tanto tem feito pelo pequeno produtor”, reforçou Amorim lembrando, ainda, que cada vez mais a produção agrícola familiar vem ocupando espaço no mercado, principalmente nas exportações através de cooperativas alcançando a participação com vários produtos, das frutas até carne suína, atendendo a mercados como Estados Unidos e Alemanha.

O coro foi acompanhado pelo secretário Dedé Teixeira, que destacou o pioneirismo do Ceará em vários programas de assistência técnica rural como o Hora de Plantar de distribuição de sementes, Crédito Fundiário entre outros. "Todos os programas executados pela SDA apresentam fortes componentes de assistência técnica. A Ematerce exerce um papel essencial e estratégico para agricultura familiar, ela que proporciona o crescimento das ações do Governo do Estado".

Para o secretário da Sead, Jefersson Coriteac, o Ceará se credencia cada vez mais para investimento em projetos de assistência técnica. “O trabalho feito aqui é referência para todo o País. Nosso desejo é ampliar esse investimento para garantir o desenvolvimento dessas famílias, que atuam neste importante setor da economia”, disse Jefferson.

O Projeto Dom Hélder Câmara é proveniente de acordo de empréstimo firmado entre o governo brasileiro e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – Fida – tendo como órgão executor a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead).

Homenagem

Com o auditório lotado de extensionistas, técnicos, diretores de Ematerce e entidades ligadas a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, foi realizada mais uma homenagem ao gerente local da Ematerce José Eliaci Pinheiro Peixoto, que recebeu a Comenda Destaque Extensionista 201, na Câmara dos Deputados.

O extensionista rural foi escolhido em reconhecimento pelo seu trabalho e sua equipe, junto aos pequenos produtores rurais da região do baixo Jaguaribe, na implantação e disseminação de sistemas descentralizados de irrigação visando a produção de frutas, grãos e capineiras, dentre outras culturas agrícolas.

No período de cinco anos, o gestor do escritório de Tabuleiro do Norte e sua equipe, implantaram 180 equipamentos de irrigação, beneficiando mais de 250 hectares de culturas agrícolas. A água utilizada para a irrigação é proveniente de poços profundos que são perfurados no aquífero Arenito Açu.

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Janeiro 2018