Hora de Plantar inicia distribuição de sementes na região do Cariri
Qua, 10 de Janeiro de 2018 14:23

Em 2018, 150 mil agricultores familiares irão receber 3.030 toneladas de sementes, 6,5 milhões de raquetes de palma, 400 mil mudas de cajueiro anão precoce, 170 mil mudas de essências florestais nativas, exóticas e frutíferas e 5 mil m3 de maniva de mandioca

O Programa Hora de Plantar abre o ano com uma boa notícia para os agricultores em todo Ceará. A exemplo dos anos anteriores, o programa já começou a distribuir sementes, mudas e manivas na região do Cariri, a primeira a ser beneficiada com as chuvas da pré-estação, e continuará atravessando as regiões Centro-Sul, Sertões dos Inhamuns/ Crateús ainda em janeiro. No início de fevereiro, as regiões da Serra da Ibiapaba, Sertão Central, Sertões de Canindé e Baixo Jaguaribe serão atendidas. Por fim, as regiões Metropolitana, Maciço de Baturité e Norte recebem as sementes e mudas do programa no final do mês momino.

Em 2018, mais de 150 mil agricultores familiares serão atendidos pelo programa em 180 municípios. No período, serão distribuídas 2.530 toneladas de sementes de milho híbrido e variedade, 300 toneladas de feijão caupi, 200 toneladas de sorgo forrageiro, 6,5 milhões de raquetes de palma, 400 mil mudas de cajueiro anão precoce, 170 mil mudas de essências florestais nativas, exóticas e frutíferas e 5 mil m3 de maniva de mandioca. “O projeto está em fase de preparação final em todo Estado”, explica o técnico do Hora de Plantar, Carlos Alberto Moreira.

A entrega já começou em alguns municípios do extremo Sul cearense. Em Milagres, a distribuição começou na segunda-feira (8/11) e deve se encerrar no próximo dia 19, atendendo cerca de 1.400 agricultores familiares. Ontem, foi a vez dos agricultores de Barro e Aurora serem contemplados e logo mais será iniciado o projeto em Campos Sales. “A terra ainda está seca e os agricultores devem esperar a umidade adequada do solo para o plantio”, orienta o gerente local do escritório da Ematerce em Milagres.

“As sementes disponibilizadas atendem uma série de critérios técnicos, desde as cultivares recomendadas, conforme mapeamento criterioso do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA), e até um rigoroso controle dos lotes fornecidos aos agricultores, observando germinação, pureza, infestação, dentre outros quesitos”, acrescenta a coordenadora de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF/SDA), Neyara Lage.

Atualmente, as sementes de milho, feijão, sorgo forrageiro e mamona estão sendo disponibilizadas nos 11 armazéns regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, aguardando deslocamento para os escritórios municipais do órgão ligado à secretaria. Somente em seguida é que o benefício será dispobilizado nos municípios aos agricultores familiares.

“O inverno pode ser tardio, mas a semente estando nas mãos dos agricultores, eles saberão o tempo certo de plantar”, afiança o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva.

(com informações do Diário do Nordeste)

Junho 2018