A esperança vem na forma que a água descer pela torneira
Sex, 02 de Fevereiro de 2018 07:50

O município de Quixelô comemora 33 anos de vida celebrando a chegada de sistema de abastecimento d´água e recebendo benfeitorias que modernizam a produção rural

"A chuva pertence a Deus e é dominada pelo chão", como diz a sabedoria sertaneja. Se a água no campo é mesmo uma providência divina e uma conivência do solo, ao menos no que cabe aos homens uma parte da agonia foi remediada para as comunidades do Riacho do Meio e Gaspar, no município de Quixelô. Na última quinta-feira (1-2), o Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), beneficiou 218 famílias de agricultores com dois sistemas de abastecimento d´água pelo Programa Água Para Todos. A obra, em parceria com o governo federal, representa um investimento de R$ 778.679,87 e a realização de um sonho antigo dos agricultores aposentados Joaquim Alves Filho e de sua esposa D. Ilma.

A água, líquido pra fazer brilhar olho de gente, é bombeada do reservatório lá debaixo do morro até o alto onde fica a cravada a propriedade do casal. De lá, desce da caixa d´água já tratada com a força da gravidade, feito os parentes e conhecidos que foram se amontoando um após o outro desde novembro de 1946. "Naquele tempo, nós descia lá naquele baixio de madrugada, tomava banho de cacimba e trazia ela (a água) numa cabaça, ou num pote, que era pra maneirar as coisas. A gente nem pensava nisso (água encanada). Não tinha ajuda de nada: não tinha Bolsa Família, não tinha Seguro Safra, tudo era muito duro. Pode acreditar, era desse jeito", narra o agricultor que completa a nona década no próximo 6 de maio. “Agora mudou tudo, que tem a cisterna e a água tratada, eu agradeço mil vez”.

Nos últimos três anos, foram entregues cerca de 400 sistemas de abastecimento somente pelo Programa Água para Todos e Projeto São José em todo o Ceará. A meta, revela o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, é beneficiar 60.000 pessoas com obras como essa até o final do ano. "Entregar esse abastecimento d´água tem um sabor diferente, Quixelô comemora 33 anos assegurando a água na torneira para a zona rural", pontua a prefeita Fátima Gomes agradecendo a doação do terreno feita pela comunidade. Segundo Fátima, a população da região ainda cobra do Governo do Ceará as construções da Estrada do Peixe e de uma quadra coberta. "O nosso Quixelô é 75% rural e temos que garantir os direitos dessa população de livre acesso e lazer para a nossa juventude", justifica.

Também como parte das comemorações da semana do aniversário da cidade, o secretário Dedé Teixeira assinou no mesmo dia, agora na sede do município, o termo de adesão ao Garantia Safra, além de realizar a entrega simbólica de equipamentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e das sementes e mudas pelo Projeto Hora de Plantar, representando um investimento de R$ 3777.954,90. Afora estas conquistas, apicultores de Quixelô receberam luvas e equipamentos para o manejo das abelhas e duas estações fotovoltaicas de microgeração de energia solar nas comunidades do Sítio Trapiá e Sítio Córrego.

De acordo com o último balanço da SDA, a cidade já havia sido atendida com dois sistemas de abastecimento do Programa Água Para Todos, nas comunidades Carnaubinha do Faé e Faé, beneficiando 183 famílias, e outros dois sistemas pelo Projeto São José, nas comunidades Umarizinho e Vila Acampamento, estão com obra em andamento. “Essa água é um bem precioso e deve ser tratada com todo o respeito e responsabilidade, para que possamos garantir que todas as pessoas continuem tendo acesso e que ela não nos falte”, reforça a presidente da Associação de Mulheres do Riacho do Meio.

Fevereiro 2018