Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

Governador libera R$ 599.500,00 para famílias indígenas na Caucaia
Ter, 06 de Fevereiro de 2018 12:51

O recurso será utilizado para projetos produtivos paras famílias da comunidade indígena Anacé


Durante evento de inauguração do Posto de Saúde e da Escola da comunidade indígena Anacé, em Caucaia, o governador Camilo Santana aprovou a proposta de MAPP 561, que libera R$ 599.500,00 para projetos produtivos beneficiando 163 famílias indígenas da comunidade. 

Os projetos produtivos visam contribuir para o fortalecimento da organização social e das práticas culturais dos Anacé, além de gerarem fonte de trabalho e renda. 

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Ematerce, garantiu o processo de mudança das famílias dos locais antigos de habitação (São Gonçalo do Amarante) para o recém inaugurado Taba dos Anacé, em Caucaia. Essa transferência ocorrou em decorrência das obras do Complexo do Pecém. 

O governador Camilo Santana reforçou a importância do povo indígena para o Estado do Ceará. “O povo indígena representa uma das culturas mais importantes predominadas no Estado do Ceará. Educação, saúde e renda são serviços básicos, e por isso estou aqui para garantir que vocês tenham acesso a eles”. 

Conquistas e muitos anos de luta

“Para acontecer esse momento de hoje foram muitos anos de luta. Mas hoje nós temos todos os equipamentos, escola, posto de saúde, e casas para as 163 famílias da comunidade”, comemorou o líder indígena Júnior Anacélio. 


Com emoção e satisfação, Júnior acredita que o Governo do Ceará comprou a ideia da comunidade e está realizando o maior sonho de todos. “A SDA é nossa parceira de projetos produtivos e de relocação, um trabalho que garantiu dignidade para essas famílias, por isso só temos a agradecer”.


O secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, comemora o resultado do esforço da comunidade. “Hoje o nosso governador aprovou esse MAPP que significa muito para os ingígenas. Os projetos produtivos vão gerar renda e melhorar a qualidade de vida dessas comunidades”. 


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjão -  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Abril 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5