Itapipoca: Sítio Lagoinha comemora entrega de títulos de terra
Seg, 05 de Março de 2018 10:16

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), entregaram no último domingo (4) 17 títulos a agricultores familiares do Sítio Lagoinha, no município de Itapipoca. A solenidade aconteceu na Casa de Sementes da comunidade e contou com as presenças do secretário executivo da SDA Felipe Pinheiro e dos vereadores Francisco Roberto Sousa, também conhecido como Roberto Motos, e Pedro Neto.

Não é a primeira vez que a Secretaria do Desenvolvimento Agrário esteve presente no distrito de Barrento, em Itapipoca. Em 8 de dezembro de 2018, o secretário Felipe Pinheiro e o secretário chefe da Casa Civil Nelson Martins inauguram um sistema de abastecimento d´água que beneficiou 462 famílias e atendeu as comunidades Lagoinha I, Araponga, Salgado do Pires e São Tomé. No mesmo dia, 189 famílias do distrito de Arapari também receberam água na torneira, com o valor investido pelo Governo do Ceará de R$ 638.334,43.

“(Esse título) É uma alegria para todos que receberam e quero dizer que aqueles que ainda não receberam não se desesperem. A gente agradece à Secretaria pelos títulos que recebemos hoje e vamos continuar trabalhando para que esse benefício chegue a mais famílias”, testemunhou o líder comunitário Francisco Erisvaldo.

Em seu discurso, o secretário executivo do Desenvolvimento Agrário Felipe Pinheiro destacou que “tão importante quanto ter a água é ter a nossa terra”. “Termos o nosso roçado e desse roçado produzirmos alimentos que tragam o alimento para as nossas famílias”, disse. “E esse programa de regularização fundiária começou lá em 2007, quando o governador Camilo Santana era secretário do Desenvolvimento Agrário. Hoje, estamos praticamente finalizando de regularizar todo Estado do Ceará e entregando a cada um e cada uma o título da terra”, informou.

Esta foi a décima primeira entrega de títulos somente em 2018. Somente nos dois primeiros meses do ano, de acordo com o último balanço do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), 2.380 agricultores familiares já foram beneficiados com a política pública. A meta é entregar 16.769 títulos de terra até o final do ano.

Ainda segundo o Instituto, o Programa de Regularização Fundiária já emitiu mais de 70.000 títulos de terra desde 2007. A iniciativa é uma parceria do Governo do Ceará com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República (Sead). A previsão é cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar 209.300 famílias até 2020.

Junho 2018