Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

Secretário participa do lançamento da II Conferência da Caatinga
Sex, 30 de Março de 2018 07:43

A Assembleia Legislativa do Ceará e o Governo do Estado do Ceará lançaram, na última terça-feira (27), a II Conferência da Caatinga, com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade”. A conferência acontecerá no período de 19 a 21 de junho. Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Zezinho Albuquerque, secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, Secretário do Meio Ambiente Arthur Bruno, presidente do Instituto XXI Francisco Bezerra, superintendente do IBAMA Herbest Pessoa Lobo, além de demais representações Estaduais e Nacionais. 

O objetivo da II Conferência é trazer à luz os graves problemas que preocupam governos e sociedade civil organizada em torno do bioma Caatinga, com ênfase na crise hídrica, na sustentabilidade e no processo crescente de desertificação, tendo como eixo central o ser humano. 

A realização do evento é da Assembleia e Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e), com apoio Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA - Superintendência do Ceará) e Banco do Nordeste. Tem como parceiros o Instituto Nordeste XXI, a Fundação Bernardo Feitosa e o Instituto Brasileiro de Administração para o Desenvolvimento (Ibrad). A coordenação é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, órgão que oferece embasamento técnico-científico ao legislativo estadual cearense.

O objetivo da iniciativa é propor estratégias para o desenvolvimento humano e a sustentabilidade da Caatinga e a população que nela habita, tendo por referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos por lideranças mundiais junto à ONU, relacionados às necessidades do bioma. Serão avaliados os avanços e desafios relativos aos compromissos assumidos na I Conferencia da Caatinga, realizada em 2012.

O evento, cuja a iniciativa é apoiada pelo IFCE devido à sua relevância para a região, se propõe, ainda, a analisar as modificações ambientais, sociais e econômicas ocorridas no Nordeste nos últimos anos, especialmente em decorrência da seca prolongada, disseminando informações sobre programas, projetos e ações em desenvolvimento nos Estados nordestinos. No evento, os representantes dos estados apresentarão experiências exitosas frente aos impactos ambientais, sociais e econômicos, destacando estratégias de ações e intervenções inovadoras. Simultaneamente à conferência, haverá a Feira Cultural da Caatinga, para a difusão do conhecimento científico, tecnológico, cultural e artístico do bioma.

Segundo o secretário Dedé Teixeira a I Conferência deixou um resultado que até hoje é explorado. "Como resultado brilhante da I Conferência temos um livro intitulado O Mundo da Caatinga, que pra mim é o maior acervo sobre o Bioma Caatinga que existe até hoje. É um livro que merece toda atenção pois é fruto de um trabalho intenso e muito bem executado". O secretário ainda ressaltou a importância da II Conferência. "Não podemos deixar de explorar um bioma que é tão nosso e cheio de peculiaridades que podem ajudar na criação de políticas públicas e projetos". 


Assessoria de Comunicação Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjão- Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Abril 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5