Apresentação de diagnósticos do SAAE acontece na SDA
Qui, 05 de Abril de 2018 08:50

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário vai reunir nessa quinta-feira (5) prefeitos, secretários municipais, gestores e diretores dos  Serviço Autônomo de Água e Esgoto- SAAE de 34 municípios e representantes da SDA para apresentação do diagnóstico que visa ampliar e reestruturar o serviço que atende milhares de famílias com serviço de abastecimento d´água e saneamento no interior do Estado.

Durante os últimos anos aconteceram diversas reuniões e visitas técnicas em municípios que possuem em Sistema SAAE com o objetivo de levantar um inédito perfil dos problemas de infraestrutura que vem criando obstáculos para a prestação de serviços com mais qualidade às comunidades rurais com até 50 famílias. As visitas técnicas foram coordenadas por técnicos do projeto São José, vinculado a SDA e que já desenvolve projetos como o Reuso D´água nos municípios de Cascavel, Itatira e Piquet Carneiro com financiamento do Banco Mundial.

A iniciativa para o levantamento deste diagnóstico junto ao sistema que cuida do abastecimento d´água e do saneamento nestas localidades partiu da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), na tentativa de viabilizar soluções mais ágeis para melhorar o atendimento já existente e ampliá-lo. “Não há uma política de fortalecimento dos SAAE´s no Ceará. Precisamos profissionalizar o serviço, criar plano de carreira, torná-la autônomo e mais eficaz. É preciso a institucionalização dos serviços”, defende o secretário da SDA Dedé Teixeira,

Nesse sentido a SDA, por abranger todo o Estado do Ceará e, no tocante a aplicação de infraestrutura hídrica, tanto para a produção como para o consumo humano e animal, tem se preocupado com a forma de gestão de 34 municípios.

Participaram do evento representantes dos municípios: Ararendá, Camocim, Granja, Amontada, Itapajé, Sobral, Ipu, Ipueiras, Nova Russas, Ipaporanga, Pindoretama, Icapuí, Morada Nova, Limoeiro do Norte, São J. do Jaguaribe, Jaguaribe, Canindé, Madalena, Boa Viagem, Dep. Irapuan Pinheiro, Milhã, Solonópole, Quixeramobim, Banabuiú, Pedra Branca, Crato, Caririaçu, Jardim, Brejo Santo, Aiuaba, Jucás, Iguatu, Quixelô e Icó.

Investimento

Nas reuniões de diagnóstico o que foi unânime entre os coordenadores e diretores do sistema é a necessidade de investimento em infraestrutura e qualificação profissional. “Temos 10.600 ligações atualmente na sede do município de Boa Viagem e 16 sistemas na zona rural atendendo a cerca de 10.500 pessoas. Temos carência de técnicos capacitados, de investimento para poder tornar o sistema viável para os executores e para a população”, explicou Maria Regina do Vale Almeida, diretora geral do SAAE do município de Boa Viagem.

Assessoria de Comunicação Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Abril 2018