Projeto Paulo Freire promove intercâmbios de fortalecimento das identidades dos povos tradicionais
Qui, 07 de Junho de 2018 13:38

Representantes de cinco comunidades quilombolas participaram de rodas de conversas para uma reflexão sobre o que é ser negro e quilombola.

Cinco comunidades quilombolas do território dos Inhamuns beneficiárias do Projeto Paulo Freire estiverem reunidas nos dias 29 e 30 de maio, na comunidade quilombola Jardim, município de Quiterianópolis. O evento colaborativo entres as comunidades e as entidades executoras do PPF no território dos Inhamuns teve como objetivo de dialogar, refletir e fortalecer a identidade negra e quilombola

Neste primeiro encontro, representantes das comunidades quilombolas de São Gonçalo, São Roberto, Serra dos Paulos, São Jerônimo e Jardim participaram de rodas de conversas para uma reflexão sobre o que é ser negro e quilombola. Além dos debates, o evento proporcionou ainda oficinas práticas de turbantes, bonecas Abayomis, tranças e fotografias. O último dia do intercâmbio foi debatido a partir das realidades das comunidades, a importância da auto-organização das comunidades quilombolas.

O I Intercâmbio entre comunidade Negras e Quilombolas é uma realização do Projeto Paulo Freire em parceria com as entidades de Assessoria Técnica Contínua, Políticas Públicas e Mobilização Social do Projeto Paulo Freire: Centro de Pesquisa e Assessoria Esplar, Cáritas Diocesana de Crateús, Associação de Orientação às Cooperativas do Nordeste (Assocene) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece).

Fonte: Assessoria do Projeto Paulo Freire

Junho 2018