Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

SDA realiza seminário sobre gestão de risco de seca
Qua, 26 de Abril de 2017 11:03

No seminário foi apresentado os resultados da pesquisa Fala Agricultor realizada pelo Projeto São José III, Banco Mundial e parceiros



A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José III, realizou na manhã desta quarta-feira (26) um seminário sobre Políticas e Programas para Gestão de Risco de Seca no Ceará, que abordou os modelos de comunicação moderno para extensão rural, os planos agropecuários de preparação para a seca e os resultados finais da pesquisa Fala Agricultor. O evento fez parte da missão do Banco Mundial que acontece durante toda semana em Fortaleza. 

Para o secretário Dedé Teixeira o Banco Mundial tem um papel muito importante nas construção das ações do Projeto São José III. “O mapeamento de solo e a pesquisa Fala Agricultor são de extrema importância para a preparação na convivência com a estiagem, além de ajudar bastante na construção de políticas públicas para o desenvolvimento agrário”. 

Participaram do seminário a gerente do Projeto São José III pelo Banco Mundial (Bárbara Farinele), coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos UGP (Lafaete Almeida), presidente da Ematerce (Antonio Amorim), coordenador da Câmara Técnica dos Planos Agropecuários de Preparação para a Seca (Josias Farias), professor da Universidade Federal do Ceará (Ricardo Brito Soares), representante da empresa Mgov Brasil (Antônia Torinho), além de técnicos da SDA, Ematerce e Agropolos.

Segundo a gerente do Projeto São José III pelo Banco Mundial, Bárbara Farinele, a agricultura familiar é responsável pela segurança alimentar do país, porém é um segmento extremamente vulnerável as condições climáticas (sendo prejudicada tanto na seca como nas cheias). “Recuperar as perdas que uma estiagem causa é muito complicado, é mais viável preparar os agricultores para que possam conviver com as condições climáticas diversas do que recuperar os danos”. 

Ainda segundo a gerente o Ceará é pioneiro em muitos projetos importantes para a agricultura. “O Plano de Convivência com a Seca que foi desenvolvimento no Estado do Ceará é referência nacionalmente, por isso vamos levar para vários municípios cearenses”. 

No seminário houve apresentação da Câmara Técnica dos Planos Agropecuários de Preparação para a Seca, com resultados do plano piloto que foi implantado no município de Piquet Carneiro. Também foi apresentado pelo diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, sobre a importância da extensão rural para o desenvolvimento agrário do Ceará. 

Para o coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos UGP, Lafaete Almeida, esse seminário foi importante para apresentar elementos importantes para o subsídio de políticas públicas agrárias do Estado. 


Fala Agricultor

A pesquisa Fala Agricultor foi realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José III, com apoio do Banco Mundial, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural- Ematerce e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos- Funceme e trata-se de uma pesquisa de campo com agricultores familiares cujo propósito foi extrair do próprio agricultor informações sobre condições climáticas sociais, hábitos produtivos, preferências e opiniões sobre políticas públicas de suporte ao convívio com a seca. 

Para a pesquisa foram cadastrados 4.813 agricultores (55.9% mulheres) localizados em 20 municípios do Estado do Ceará, que foram sorteados para três ondas de entrevistas realizadas de maio a dezembro de 2016. As entrevistas foram realizadas por meio de contato telefônico, onde os agricultores escutavam as perguntas dos questionários em gravações automatizadas em voz humana, respondendo em seguida utilizando o próprio teclado do telefone. 


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras -   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjão -   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Bruno Andrade -   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Calendário

Junho 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1