Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

Secretário da SDA e técnicos visitam obras de Transposição e CAC no Cariri
Seg, 09 de Outubro de 2017 09:19

O secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA) Dedé Teixeira, técnicos da Ematerce, integrantes do Comitê Integrado de Convivência com a Seca e representantes de diversos órgãos estaduais e federais realizaram, nesta quinta-feira (5), visita às obras de Transposição do Rio São Francisco e CAC (Cinturão das Águas do Ceará)
 

Cerca de 110 quilômetros percorridos para conferir o andamento da maior obra de segurança hídrica do Brasil, a Transposição do Rio São Francisco. Esta foi a programação realizada durante todo o dia desta quinta-feira (5), em cinco municípios, três cearenses (Jati, Penaforte e Brejo Santo) e dois na divisa com o estado de Pernambuco, Salgueiro e Cabrobó. Até chegar ao município de Cabrobó, sertão pernambucano, a paisagem não dá indicativos de que algo traga perspectiva de produção agrícola, de tranquilidade no abastecimento de água humano além das cercas e do capim morto. Mas depois de muita poeira e sol sem trégua, a comitiva chega à Barragem do Tucutú, às margens do “Velho Chico”, que já abastece o canal e mostra parte da força que terá quando tiver 100% em operação.



O objetivo da visita, segundo o secretário Dedé Teixeira, é identificar de que forma os trabalhos estão avançando para sua conclusão, prevista para o primeiro semestre de 2018. “Estamos aqui hoje na Barragem de Tucutú, em Cabrobó, onde já constatamos o aproveitamento das águas do Rio São Francisco e através dessa barragem, nossa expectativa é de que os 12 quilômetros que ainda faltam para o Ceará receber as águas da transposição, sejam concluídos o mais rápido”, explicou o secretário, que ainda percorreu trechos de obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) nos municípios de Jati e Brejo Santo. Estas já com quase 50% dos trabalhos concluídos.

O primeiro trecho do CAC é totalmente gravitário, com início na captação no lago da Barragem Jati, onde haverá a captação das vazões transportadas pela Transposição do Rio São Francisco. Este trecho tem a extensão total de 149,85 quilômetros. No total, são cinco lotes, sendo o quinto mais avançado com 92% das obras concluídas, sendo previsto a entrega para dezembro de 2017.



A visita do secretário e várias outras autoridades foi um convite do Comitê Integrado de Convivência com a Seca e contou com a participação do técnico em Pecuária da Ematerce Augusto César, do delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário Rosilônio Magalhães, Joacir Moreira, integrante do comitê da seca e representante do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), um representante da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Niepson Maciel, presidente do Comitê de Bacias Litorâneas, técnico da SDA Luiz Regadas e o engenheiro Edson Fontes, da Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais (Coope) da SDA . Também integraram a comitiva representantes dos comitês de bacias hidrogáficas do Estado do Ceará e representantes da Defesa Civil dos municípios de Maranguape, Trairi e Uruburetama.

 
Crescimento

De acordo com Ademarzinho Ponte de Holanda, secretário executivo do Comitê Integrado de Convivência com a Seca e engenheiro da SDA/Ematerce, serão beneficiadas com as obras de transposição e do CAC mais de 100 municípios no Ceará e cinco milhões de pessoas. “Quando o CAC estiver 100% implantado todas as bacias receberão água da transposição. É uma obra gigantesca, que terá um impacto socioeconômico ainda difícil de calcular para a região, produtores rurais, população em geral”, diz Ademar Pontes. 

Além de resolver o problema de abastecimento d´água por conta das prolongadas estiagens e melhorar a produção agrícola na região Nordeste, as obras de Transposição do rio São Francisco também trouxeram para muitos nordestinos oportunidades e mais esperança de crescimento. O carpinteiro Edilmar de Lima, 28 anos, saiu do município de Custódia, em Pernambuco, em janeiro deste ano e espera crescer na profissão e ampliar mais conhecimento. “Tô gostando muito do trabalho. Fui selecionado por uma empresa lá de Pernambuco e tá sendo muito bom aprender mais sobre outros trabalhos e aperfeiçoar minha profissão”, diz Edilmar.


Fonte: Ematerce


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Bruno Martins -  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Marina Filgueiras -  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjão -    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Decembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6